SOL777 - ORIXÁS
por Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

Abaixo, falamos um pouco dos Orixás que nós cultuamos, procurando sempre cultuar apenas a Umbanda. Sabemos da existência de muitos outros Orixás, porém cada qual que seja cultuado por aqueles que acham que devem. Procuro sempre não misturar a Umbanda e o Candomblé, pois são forças que não devem ser cruzadas, apenas com cuidados muito especiais.

 

OXALÁ

É o símbolo da pureza e do amor; Orixá da criação; Senhor Supremo que vibra sobre todos os filhos da Terra. Seu dia é o domingo (mas também muito cultuado na sexta). Sua morada são as praias e as colinas desertas. Sua cor o branco.  Sua imantação é a canjica branca com mel. É o senhor do ouro, do aloés e do cristal de rocha. É sincretizado em Jesus Cristo.

 

NANÃ

É uma divindade africana tida como mãe de Obaluaiê, a mais antiga das Cindas das águas, sobressaindo-se nos lagos e pântanos. É sincretizada em Santa Ana. Dizem ser a enfermeira que prepara a passagem para a vida espiritual, por essa razão, seu habitat são os cemitérios. Suas oferendas são: berinjela, inhame, batata baroa e repolho roxo. Gosta de água mineral sem gás e suco de uvas rosadas. Suas cores são: preto e roxo, e suas flores são de cor vermelha escuro ou lilás. Seu dia é segunda-feira (também cultuada no domingo). Seu metal é o níquel. Sua essência é limão. Sua pedra é ametista. O termo Nanã significa "mãe". Alguns a chamam de Mãe de todos os Orixás.

 

IBEIJADA - COSME E DAMIÃO

Não é um orixá, sim uma falange de altíssima vibração espiritual. Seu habitat são os jardins e praças floridas. A imantação são frutas e doces. Gosta de água com açúcar, flores miúdas, essência de maça, pedra turmalina rosa ou azul, cores rosa e branco. Seu dia é o domingo.

 

ABALUAÊ

Significa o dono da Terra, o médico dos pobres, o senhor dos Cemitérios.  Na Umbanda somente cultua-se Obaluayê (prefiro chamar de Abaluaê).  É sincretizado em São Lázaro.  Aqui temos muita controvérsia, pois muitos o confundem com Omulu que é sincretizado por São Roque e ele é o Rei das Qimbandas. Ambos, Abaluaê e Omulu vivem no cemitério. Na linha de Abaluaê estão nossos queridos amigos Preto Velhos.

 

OGUM

É o Orixá do calor, da força e da energia. Seu "habitat" é muito diversificado, pois depende de qual vibração temos no momento. Alguns lugares são as Estradas, Matas, Cemitérios, Rios, etc. Suas comidas mais fortes são a feijoada (três tipos de feijões) e sua bebida preferida é a cerveja; sua pedra é o rubi;  seu metal é o ferro; seu dia da semana é terça-feira; suas cores são o vermelho ou o branco com o vermelho. Seus falangeiros mais conhecidos são: Beira-Mar, Rompe-Mato, Megê, Iara,  Malei, Nagô e Naruê.  Sua saudação é "Ogum, ê!". É sincretizado em São Jorge. È considerado um grande general dentro da Umbanda por atuar em todas as linhas.

 

XANGÔ

É um orixá de muito sincretismo, tais como: Abomi (Santo Antônio), Aganjú (São José), Agodô (São João) Alufam (São Pedro) e Alafim (São Jerônimo). Prefiro sempre cultuar pos São Jerônimo. É o Orixá da cor marrom. Oferenda mais comum é cerveja preta, charuto, fósforo e velas, colocadas nas pedreiras. Saudação: Kaô Xangô

 

IANSÃ

É o Orixá dos ventos e tempestades, esposa de Xangô, protetora das virgens,.Senhora do cobre, do benjoim e do quartzo rosa, das quartas-feiras. Sua moradia é no tempo e no bambuzal. Sua cor é a Laranja.  É sincretizada em Santa Bárbara.

 

OXOSSE

É o Orixá das matas virgens e fechadas. Gosta de milho verde em espiga ou seco a granel, eucalipto, e das cores verdes e verde  com branco. É sincretizado em São Sebastião. Oxosse é representado pelos seus falangeiros, caboclos bugres e de penas. Sua saudação é: Okê Oxosse!

 

IEMANJÁ

É o Orixá das águas salgadas, sua cor é azul-claro ou o branco com o azul-claro. Seu dia da semana é no sábado (porém é muito cultuada também na sexta-feira). É sincretizada em Nossa Senhora da Glória, eis o porquê de na Umbanda , também ser comemorada em 15 de Agosto. Sua saudação é: Orerê ou Odoia!

 

OXUM

É a Cinda do amor e da prata, da angélica e da safira, do sábado. Sua moradia são: a cachoeira e as águas doces. Suas cores são: amarelo e o branco com o amarelo. É sincretizada na Virgem da Conceição.



 


Muita proteção e luz a todos!!!

Seja um Bom Médium.
Grande abraço,

SOL777
07/2006